18 de jan. de 2012

Atual conjuntura política de Mossoró e suas múltiplas possibilidades







A deputada estadual pelo PSB Larissa Rosado, vem despontando como líder em todas as pequisas de opinão pública, divulgadas até o momento de pré campanha eleitoral.
Devemos observar que Larissa ultrapassou o número que obteve no final da sua última disputa para a prefeitura muniocipal em 2008, qundo sua percentagem final chegou aos 34%, se encontrando atualmente, quando nem oficializada foi a disputa/campanha eleitoral, com 37%.
Larissa está conversando com todos os partidos que compõem a base de governo da presidente Dilma Roussef (PT).





Ex vic-prefeita e atual vereadora pelo DEM, Claudia Regina enfrenta dificuldades dentro do seu agrupamento político no sentido de viabilizr seu nome como a candidata consensual dos grupos da governadora Rosalba Ciarlini e da prefeita Fafá Rosado, ambas dos "Democratas".
A primeira das difuculdades diz respeito a uma mágoa antiga , mas que perdura até o momento, segundo os mais próximos, que o marido de Rosalba o ex deputado Carlos Augusto Rosado, nutre até hoje, em virtude de quando Betinho Rosado mais necesscitou que todos os seus aliados no âmbito de Mossoró,estivessem ao seu lado, Claudia Regina, optou em apoiar Felipe Maia , filho de José Agripinao. O ano era 2006 e Betinho não retornara à Câmara Federal, por ter-lhe faltado 10.000 votos, exatamente os que garantiram Felipe no paralmenteo federal.
Mas mesmo assim, os prognósticos dos mais entendidos dizem que Cláudia será mesmo a candidata do grupo, por representar um pouco mais de chance de eleição.





O conhecido "Chico da Prefeitura" ou "Juventude" o Francisco Dantas da Rocha, se encontra meio irritado, pois nos últimos dias passou em diversos órgãos da nossa imprensa numa forte campanha para a escolha de seu nome como o candidato dos "Democratas".
Empolgado pela boa votação que obteve para deputado estadual em 2010, Chico disse que "essa é a vez do povo".
Mas para os mais observadores Chico não quer de fato ser candidato, pois se assim o fosse, teria migrado de seu partido para o recém criado PSD, que lhe assegurou legenda de antemão.
Mas parece que o apelido de chico, da "prefeitura", o faz recuar ficando somente no grito e na vontade, de se libertar de seu grupo, como já ensaiou por diversas vezes.
Saindo hoje de uma reunião na casa da prefeita Fafá Rosado, Chico teria dito na calçada para uma pequena platéia: "eu não sou o candidato, mas também tem gente que não vai ser".






O reitor da UFERSA, Josivan Barbosa, enfrenta algumas desconfianças daqueles "petistas históricos", por ter se vinculado ao Partido dos Trabalhadores há pouco mais de cinco meses e até então ter tido fortes ligações com as forças tradicionais da nossa política.
E agora se diz a única saída para o desemvolvimento de Mossoró.
Josivan perdeu espaço importante na radiofonia mossoroense, em especial a Rádio Difusora, quando o seu sócio-gerente Paulo Linhares foi escolhido Secretário da Previdência de Mossoró, que é governada pala prefeita Fafá Rosdo, do DEM.
Dentre os importantes nomes do PT que não simpatizam com a candidatura própria do partido em Mossoró está a deputada federal Fátima Bezerra, considerada um ícone na história do partido no país, que entende ser mais produtiva a união dos partidos aliados da base do governo federal.





 

A vice prefeita de mossoró e irmã da governadora Rosalba Ciarlini, tem seu nome praticamente descartado para a disputa do pleito vindouro, como cabeça de chapa, em virtude exatamente do parentesco com a giovernadora, visto que para ter seu nome na disputa a atual ocupante teria que deixar o Palácio da Resistência, sede do governo municipal, para que constitucionalmente seu nome fosse viabilizado. Inclusive em uma reunião de Fafá coma aliados, hoje pela manhã em sua casa, a possibilidade de renúncia chegou ao patamar de zero, restando para Ruth o direito de disputar a reeleição do mandato que exerce atualmente que é o de vic prefeita.
O blog acredita que a chapa que disputará a cadeira de prefeito com Larissa será Claudia Regina como candidata  a prefeito é a atual vice prefeita Ruth Ciarlini como sua colega de chapa, na disputa á reeleição ao atual cargo que ocupa.
E achamos isso baseados na eleição de 2004, onde Carlos Augusto poderia ter lançado naquele momento o nome de Claudia para disputar com Larissa, à época no PMDB estreando como candidata a chefia da prefeitura de nossa cidade, mas optou no entanto pelo nome de sua recém aliada, Fafá Rosado, que disputara com sua esposa Rosalba em seu último mandato para a chefia do executivo municípal e deu um susto muito grande à então "dona" dos votos de mossoró, que era Rosalba em sua disputa a reeleição. Então hoje, como naquele tempo, o fator que levará Carlos/Rosalba preterirem um nome de sua simpatia a um nome que não goza mais dessa qualidade é mesmo a melhor performance nas pesquisas eleitorais. O grande diferencial aqui é que o nome da simpatia do casal Carlos/Rosalba, não disputará com seu apoio em virtude da legislação lelitoral.
Como diziam os mais antigos é hora de engolir o choro, tomar o remédio amargo e seguir em frente.
E como cada campanha tem suas peculiaridades, não há garantia nenhuma de resultados favoráveis obtidos pelo casal nas eleições deste ano, haja vista o desgaste gigantesco enfrentado pela governadora do estado e da atual prefeita municipal.
Falam em um nome de última hora puxado do bolso do "colete" de Carlos Augusto, algo não descartado mas de altíssimo risco em virtude dos fatos atuais.
O que é certo é que tudo está se desenrolando e em breve o desenho já estará com maior nitidez é só aguardar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário