Finalmente após um período inexplicável de fechamento pela administração da então prefeita Rosalba Ciarlini (DEM), tendo continuidade pela sua aliada e atual gestora municipal, Fafá Rosado (DEM.). Agora estão sendo anunciadas as obras de reforma e sua reabertura.
O antigo prédio da Câmara Municipal e Cadeia Pública de Mossoró, conhecido como Paço Municipal, teve a sua construção iniciada em 1878. Foi inaugurado em 8 de abril de 1880, abrigando a Cadeia Pública e a Câmara de Vereadores. O prédio ficou famoso por ter sido em suas dependências que se realizaram dois dos principais acontecimentos históricos de Mossoró: a sessão solene da libertação antecipada dos escravos de Mossoró em 30 de setembro de 1883 e a eleição de abril de 1928, quando dona Celina Guimarães Viana se tornou a primeira eleitora de toda América Latina.
Foi também nesse prédio que foi detido o cangaceiro Jararaca, em 1927, quando do ataque de Lampião à Mossoró. Em setembro de 1981 o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Fundação José Augusto e a Prefeitura Municipal de Mossoró assinaram um convênio visando à restauração do prédio. Após a restauração, o prédio passou a abrigar o Museu Histórico Lauro da Escóssia.
O Museu se mudou para o atual prédio, em 1982, tendo funcionado antes ao lado do Banco do Brasil na rua 30 de Setembro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário