10 de jul. de 2012

Morre dom Eugênio Sales



O cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, morreu na noite desta segunda-feira, às 22h30m. Segundo a Arquidiocese, ele morreu na Residência Assunção, onde morava, no Sumaré, por infarto agudo do miocárdio. O religioso, que tinha 91 anos, será velado a partir de meio-dia desta terça-feira na Catedral Metropolitana, quando irão soar os sinos de todas as igrejas do Rio. O entero será no mesmo local, na quarta-feira, às 15h. Durante o velório, haverá missas a cada duas horas. Por meio de nota divulgada na madrugada desta terça-feira, o governador Sergio Cabral decretou luto oficial de três dias.

Por volta das 5h da manhã, o corpo deixou a Residência Assunção, onde estavam reunidas cerca de 15 pessoas entre padres, freiras e funcionários da casa, e seguiu para o bairro de Inhaúma, onde será embalsamado.

O enterro ocorrerá após a chegada do bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Karl Romer, que está em Roma, na Itália. O irmão de Dom Eugenio, Dom Heitor de Araujo Sales, arcebispo emérito de Natal, no Rio Grande do Norte, está na Suíça e não conseguiu passagem. O religioso é aguardado para a missa de sétimo dia.

A Arquidiocese informou, ainda, que a rotina de Dom Eugênio nos últimos dias era apenas de ficar no quarto e no gabinete, onde lia muitos jornais e assistia à TV. Ele não teria nenhuma doença específica. Segundo cálculos da Arquidiocese, Dom Eugenio faria 69 anos de sacerdócio, 58 de episcopado, 43 de cardinalato, em seus quase 92 anos de vida. Ele sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes. Informações de O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário